Diferentes tipos de água

Diferentes tipos de água

Diferentes tipos de água

Você sabe qual é a melhor água para beber? Ou é mais adequado para nadar? Aparentemente, água é água, certo? Basta pegar uma garrafa ou abrir uma torneira, e aí fica insípido, inodoro e incolor. 

Olhando de perto, podemos ver que existe uma grande variedade de tipos de água. Por exemplo, água salgada do mar ou água potável em um filtro. Estima-se que apenas 2,5% da água do planeta seja água doce proveniente de corpos hídricos subterrâneos, lagos ou congelada nos polos. Dentre esses tipos, encontramos ainda a água mineral natural, que possui propriedades medicinais devido aos sais minerais contidos em sua composição. Veja a classificação dos tipos de água.

Diferentes tipos de água

Água salgada

Esta é a famosa água do mar. Rico em sais dissolvidos, principalmente cloreto de sódio, nosso “sal de cozinha”. Não é adequado para consumo e representa 97,5% de toda a água do planeta.

Água doce

Não, não tem açúcar, você já sabe que na verdade é determinado pelo baixo teor de cloreto de sódio. É encontrado em riachos, lagos e rios, e pode ser pobre em minerais e algumas impurezas (se contaminado). Ela terá uma cor diferente dependendo da região, pode ser mais marrom se tiver solo misto, ou mais claro se tiver menos partículas em suspensão. =

Água salobra

Em termos de quantidade de sais, situa-se entre a água doce e a salgada. Portanto, geralmente pode ser encontrado perto de áreas onde os rios encontram o oceano, como em manguezais. Essa proximidade pode fazer com que pareça nublado. As pessoas não podem usá-lo em nenhuma circunstância, porque contém muito sal. Percebe-se que a água salobra não forma espuma ao entrar em contato com o sabão, dada a quantidade de sal.

Água potável

A maior parte da água potável que encontramos hoje é água doce que já foi processada e filtrada para consumo humano, uma vez que não contém bactérias ou substâncias nocivas ao homem. Também pode ser obtido de fontes naturais, desde que seja puro.

Água mineral

A água mineral é encontrada em fontes naturais superficiais ou subterrâneas. A grande maioria delas é própria para consumo. Água mineral, como é comumente chamada, a ANVISA chama de água mineral natural. Deve ser água de fonte natural com propriedades medicinais. Deve conter sais minerais na quantidade mínima prescrita em lei e não deve sofrer nenhum processo de filtração ou alteração de sua formação original.

Aprenda sobre as propriedades curativas da água mineral, dependendo dos diferentes tipos de água mineral.

Veja também as diferenças entre a água mineral real e a água mineral com sais adicionados.

Água destilada

Produzido artificialmente em laboratórios ou na fabricação em um processo de destilação. O objetivo é ter água com maiores concentrações de hidrogênio e oxigênio na fórmula, excluindo sais e outras substâncias. É amplamente utilizado na fabricação de medicamentos, reagentes industriais ou baterias de automóveis. Na natureza, é formado por evaporação e chuva.

Leia também!

Post criado 13

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo