Passaporte

Saiba como tirar o passaporte passo a passo

Muitas pessoas almejam viver uma experiência fora do país, seja para estudar, fazer uma faculdade, uma especialização ou mesmo para trabalhar e levantar uma grana de forma mais rápida que no Brasil. Existem inúmeras vantagens em viver uma experiência como essa, mas é preciso se preparar.

E na lista de preparativos necessários está a providência do passaporte. Neste artigo falaremos sobre qual a necessidade, onde emitir e o passo a passo de como obter seu passaporte e então ir em busca de sua vivência internacional.

Para que é utilizado o passaporte?

O passaporte é o documento oficial do brasileiro que deseja viajar para o exterior. É um documento de identificação que prova que o brasileiro é um cidadão apto a sair do país em situação legal.]

Ele é exigido no momento do embarque e desembarque em todos os países estrangeiros, e o brasileiro deve tê-lo em mãos para ser apresentado sempre que necessário, a fim de evitar problemas com a legislação do país de destino, serve para provar que você está no país de forma legal, autorizada pela justiça de seu país de origem.

Para emitir seu passaporte você precisa ser brasileiro nato, possuir título de eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais; caso seja homem, é preciso apresentar a dispensa emitida pela junta militar de sua cidade de residência, não constar nenhuma restrição judicial e ter em mãos todos os documentos pessoais originais.

Qual o órgão que emite o passaporte?

O órgão responsável pela emissão de passaportes no território nacional é o Departamento de Polícia Federal (DPF). É lá que eles vão verificar se você está em dia com suas obrigações civis, se há alguma restrição junto à justiça, se seus documentos são originais e atualizados e conferir as condições para emitir seu passaporte. Você pode fazer a solicitação do passaporte online, no site da Polícia Federal, mas será necessário agendar uma visita presencial para concluir a solicitação, ou seja, será preciso comparecer ao posto da Polícia Federal para garantir que seu passaporte será emitido.

Como tirar seu passaporte passo a passo

Existem algumas etapas a serem cumpridas no trâmite da emissão de seu passaporte. Listamos elas a seguir:

1. Reúna a documentação necessária

Esta é a etapa mais primordial na emissão de seu passaporte. Se estiver atento a ela, todo o resto correrá bem e de forma mais agilizada. Para emitir seu passaporte você precisará de: seu CPF, documento de identidade (RG), certidão de casamento, em caso de ter mudado de nome. Se seu objetivo é tirar passaporte pela segunda vez, caso tenha seu primeiro passaporte extraviado ou roubado, você precisará ter alguns dados de seu passaporte anterior.

2. Preencha o formulário de solicitação

O Formulário de Solicitação está disponível online, no site da Polícia Federal, na Aba de Divisão de Passaporte. Preencha com atenção e certifique-se de estar inserindo seus dados corretamente.

3. Pague a taxa de emissão

Este é um gasto que deve ser incluído nas suas despesas na hora de planejar uma viagem para o exterior. Após preencher seu formulário de inscrição, será necessário pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União), e atualmente seu valor é de R$257,25. Você pode imprimir o boleto e pagar junto a uma casa lotérica, ou fazer o pagamento através do aplicativo do seu banco através de seu aparelho celular. Lembrando que o pagamento de boletos leva em média 3 dias para serem processados. E não esqueça de guardar o comprovante de pagamento, pois ele deve ser apresentado no dia de sua visita ao Departamento da Polícia Federal. E só será possível agendar sua visita após a taxa do GRU constar como paga.

4. Faça o agendamento

Após o período estimado para compensação de seu boleto, ficará disponível o agendamento na divisão de passaporte no site da Polícia Federal. Atente-se ao dia e horário marcado, anote na sua agenda e não falte! É muito importante que você faça o agendamento numa data em que você realmente estará disponível para comparecer ao DPF. Se programe, separe os documentos com antecedência e, se possível, chegue antes do horário agendado para evitar atrasos imprevistos.

5. Compareça

Agendar um horário e não comparecer pode pegar mal para você. Trata-se de um documento sério, e não faltar sem aviso prévio pode atrasar e muito a emissão de seu passaporte. Lembre-se que esse é um processo um pouco demorado, então não adie seu comparecimento. Cancele seus compromissos por um dia e compareça ao seu agendamento.

6. Retire seu passaporte

A segunda ida ao Departamento da Polícia Federal será bem mais agradável, eu prometo. Pois na segunda vez em que será necessário comparecer ao DPF será para retirar seu passaporte. Caso você tenha cumprido as etapas anteriores com rigor e seriedade, essa etapa será, sem dúvida, a mais prazerosa. Todo o processo de emissão do passaporte pode levar em média 70 dias, mas valerá a pena a espera.

Esse documento, imprescindível nas viagens internacionais, tem validade de 10 anos para maiores de 18 anos. Para crianças, pode ter validade de 1 a 5 anos. O processo para maiores e menores de idade é o mesmo, inclusive o valor de emissão.

Agora que você já sabe quais são os passos que deve seguir para emitir seu passaporte, providencie os documentos necessários, guarde um dinheirinho extra, tenha paciência e faça boas viagens ao redor do mundo de forma legal e segura!

Post criado 21

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo