Saúde ocupacional

Saúde ocupacional: que é e qual sua importância?

A saúde ocupacional, tem grande importância para o ambiente de trabalho, pois visa melhorar os riscos existentes nesse meio, trazendo mais segurança e produtividade para determinada empresa.  Além disso, a saúde ocupacional tem outros objetivos quando praticada. Para saber melhor o que é, continue a leitura do texto até o final.

A prática dessa na empresa inclui vários benefícios, como o crescimento da mesma. Isso ocorre devido, a essa prática influenciar na melhoria da saúde dos trabalhadores, consequentemente tendo um maior rendimento no serviço. Ademais, há outros pontos positivos que é possível destacar com essa prática.

O que é saúde ocupacional?

Saúde ocupacional é um meio que previne e tem como objetivo diminuir os perigos que podem ocorrer no ambiente de trabalho. Essa prática auxilia para que tenha mais segurança e também qualidade de vida àqueles que trabalham e exercem uma função na empresa.

Além disso, é importante lembrar que essa prática se refere a uma característica geral do local de trabalho, desde a saúde física até a saúde mental. Dessa maneira, aplicar essa iniciativa irá ter dependência de dois fatores, esses são: infraestrutura correta e segurança psicológica.

Pode se ter como exemplo dessa prática o programa de qualidade de vida no local de trabalho, tendo como intuito vantagens direcionadas à implantação de hábitos saudáveis. Além deste é possível destacar outros objetivos da saúde ocupacional, são esses:

  • Prevenção de acidentes e doenças contidas no local;
  • Melhoria na produção;
  • Prevenir que tenha processos trabalhistas;
  • Aperfeiçoar o clima de organização do ambiente;
  • Diminuir a sinistralidade do plano de saúde;

Qual é a importância da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional tem grande importância, porque essas medidas colaboram para que tenha um mantimento na qualidade de vida do trabalhador. Isso ocorre, pois essa área da saúde faz com que os trabalhadores tenham a experiência de ter um bem-estar físico e mental no local de trabalho.

Além de promover a prevenção de doenças, essa prática estuda e proporciona meios de assegurar condições essenciais mínimas, para que haja o desempenho das atividades laborais. Dessa maneira, tem como princípio não oferecer riscos aos trabalhadores.

É válido lembrar, que a saúde ocupacional é uma obrigação que deve ser assumida pelas empresas perante seus funcionários. Ainda mais, ter uma diminuição dos perigos causados no local de trabalho é algo obrigatório ao responsável pela contratação dos seus funcionários.

Além disso, esse meio exerce a realização de exames laboratoriais com intervalos regulares, como quando for feita a admissão ou demissão. Esse episódio acontece para saber se o funcionário possui algo antes de entrar no determinado trabalho, ou se adquire quando estava trabalhando.

Contudo, é possível citar as principais vantagens da saúde ocupacional, são essas:

  • Segurança da saúde do funcionário;
  • Local de trabalho saudável;
  • Oferecer meios que auxiliam na saúde emocional;
  • Exame laboratorial periódico regular;
  • Exame de admissão para saber como está a saúde do indivíduo;

Quais são os benefícios que as regras e diretrizes da saúde ocupacional proporcionam?

A saúde ocupacional é uma prática que tem como objetivo dedicar a saúde do trabalhador relacionado ao seu ambiente de trabalho, suas limitações e possíveis patologias. Além disso, em virtude a NR7 essa prática tornou-se obrigatória nos locais onde têm a contratação de funcionários. 

Ademais, essa implantação ajuda para que tenha uma maior produção dos funcionários. Em decorrência de ter um local mais harmônico, há uma maior produtividade dos trabalhadores, pois fornece um ambiente de trabalho mais saudável com condições trabalhistas melhores. Dessa forma, garante uma qualidade de vida ao funcionário. 

Além de possibilitar uma saúde física ao empregado, auxilia também nos recursos para a saúde mental. Isso é algo que pode se destacar como uma das principais vantagens dessa prática, pois tendo a manutenção do bem estar dos seus funcionários, a empresa confirma um ótimo futuro.

Vale lembrar ainda que, quem adota a saúde ocupacional já tem por consequência um bom desempenho. A mesma irá valorizar a imagem da empresa, pois qualquer profissional que seja, irá gostar e querer trabalhar em um local onde é aplicado qualidade de trabalho e bem estar do seu funcionário. Ainda mais, tem uma boa interação entre o trabalhador e o seu patrão.

Como praticar saúde ocupacional na minha empresa?

Para implantar a saúde ocupacional na empresa, é necessário primeiramente, fazer algo que tenha eficácia e resultado não somente para a empresa, mas sim para seus funcionários. Além disso, adotar medidas de prevenção e conscientização que sejam valorosas para tal ação. Contudo, confira agora as principais características que devem ser levadas em consideração para a criação de um programa de saúde.

  • Entender os riscos que os trabalhadores estão sujeitos;
  • Promover a capacidade apropriada para que a prática seja feita corretamente. Nesse tópico, o principal objetivo é a realização das medidas imposta pela empresa em relação ao funcionário. Ou seja, não irá adiantar muito a empresa implantar medidas que auxiliem os trabalhadores, se eles não realizarem tais ações.
  • Bom clima de organização no ambiente de trabalho;

Além do que foi citado, deve haver no ambiente de trabalho materiais que auxiliem na realização do trabalho, por exemplo se a realização de um trabalho for em maior parte sentado deve ter orientações e um móvel adaptado para não ocasionar um problema de saúde. Contudo, é muito necessário também a aplicação de exames laboratoriais, assim como a implantação de um acompanhamento nutricional e pausas durante o trabalho para realizar ginástica.

Post criado 25

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo