Saiba o que é obesidade canina

Saiba o que é obesidade canina

Saiba o que é obesidade canina

Como os humanos, os cães também aprendem muito, então aprendem bons e maus hábitos com a mesma rapidez. Um deles é a superalimentação. Como nós, os animais podem sofrer com uma dieta desequilibrada.

Mas, ao contrário de nós, o cão não escolhe o que vai comer, só pode comer o que lhe é servido e, ao mesmo tempo, não escolhe o seu próprio modo de vida. Ele se adapta ao estilo de vida de seu dono, mesmo que ele tenha que suprimir seus instintos.

Isso significa que somos os principais responsáveis ​​pela obesidade em cães. Isso ocorre porque muitas pessoas confundem demonstrar amor e afeto com a satisfação dos desejos de um cão, muitas vezes substituindo toda essa atenção por comida. Esse hábito faz mal à saúde do cão. Isso não apenas não lhe dá educação, mas também reduz sua expectativa de vida.

A obesidade reduz a expectativa de vida de um animal para dois anos (-15%).

As principais causas da obesidade em cães

A principal causa da obesidade é o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, o que acaba levando ao excesso de calorias. Porém, existem fatores internos (problemas hormonais, estresse) e externos (alimentação, sedentarismo) que podem ocorrer simultaneamente e levar a esse desequilíbrio.

A obesidade em cães nada mais é do que um acúmulo excessivo de gordura em áreas do tecido adiposo. Estar com sobrepeso igual ou superior a 20% da norma já indica obesidade. Tal como acontece com os humanos, os problemas de saúde em cães começam a se manifestar quando o peso é igual ou superior a 15% do normal.

Dieta, sedentarismo e estresse

No Brasil, cerca de um terço dos cães domésticos, ou 30% a 40% dos cães, são obesos, e esse percentual só aumenta a cada ano. Um dos fatores mais comuns é o excesso de alimentação ou uma alimentação inadequada. No entanto, a alimentação inadequada não é a única causa da obesidade em cães, esse aumento se deve principalmente à condição sedentária em que esses cães viviam.

A falta de tempo dos donos para passear com os cães e incentivá-los a praticar esportes leva ao sedentarismo, que, aliado à alimentação excessiva, muitas vezes para compensar essa deficiência, é uma das principais causas. Outro fator menos comum e mais frequente é o consumo excessivo de alimentos de origem psicológica, conhecida como obesidade por stress. Um cão saudável pode desenvolver bulimia em resposta ao estresse ou choque psicoafetivo. Ou então, um cão que não possui os instintos caninos implementados ou não recebe os estímulos físicos e mentais necessários ao seu bom desenvolvimento torna-se estressado e, portanto, obeso.

Castração

Além da má alimentação, do sedentarismo e do estresse, existem outros fatores que podem contribuir ou causar obesidade em cães. Um deles é a castração. Embora os cães esterilizados, especialmente as cadelas, apesar de não ser um vilão da saúde canina, eles tendem a engordar mais do que os outros.

Isso ocorre porque a esterilização do cão para de produzir o hormônio inibidor do apetite. Mas não é por isso que você deve deixar de castrar seu cão. A castração é muito importante para a saúde do animal e a obesidade pode ser facilmente controlada. Ao contrário do que muitos pensam, a esterilização seguida de um treinamento nutricional adequado não acarreta em gordura e ainda é possível controlar o peso.

Problemas hormonais

Outro subgrupo de cães obesos sofre de problemas hormonais, como hipotireoidismo, que só pode ser diagnosticado e tratado por um veterinário. Estima-se que 25% dos cães obesos sofrem de hipotireoidismo.

Outra hipótese é uma lesão muito rara do hipotálamo (por exemplo, um tumor), que nada mais é do que um centro de saturação. Seu comprometimento do funcionamento pode ser a causa de uma fome descontrolada ou incomum. Qualquer que seja a causa da obesidade de um cão, simples cuidados podem melhorar a saúde e a obesidade do animal.

Como reconhecer a obesidade em cães

Como discutimos anteriormente, a obesidade tem mais a ver com “acúmulo excessivo de gordura corporal” do que com “excesso de peso”, pois esse excesso pode ser tanto retenção de água quanto massa muscular. Porém, a avaliação da gordura corporal é relativamente subjetiva de cada indivíduo, a raça ou a morfologia do cão deve ser sempre considerada. Fisicamente, a obesidade pode ser identificada por uma certa deformação decorrente de depósitos de gordura geral ou localizada em certas partes do corpo, geralmente na base da cauda.

Para fazer o diagnóstico, o veterinário realiza uma rápida palpação do tecido adiposo do tórax. Você também pode usar os gráficos de medição publicados por clubes de corrida, porque raças diferentes têm pesos muito diferentes para a mesma altura e cernelha. Mas para nós, basta observar atentamente a forma física do animal, estar atentos a quaisquer alterações para verificar se há sinais de obesidade. Além disso, você deve estar sempre atento se seu animal sofrerá mudanças de comportamento.

Saiba o que é obesidade canina

Cães de peso normal têm uma ampulheta nas costas quando vistos de cima. Para saber se um cão é obeso, um dos primeiros sinais e mais fáceis de perceber é a perda da cintura, que acaba por obscurecer as costelas, impossibilitando a sua palpação. Um cão saudável precisa de um pouco de inchaço e de uma cintura visível, sem a barriga protuberante. Outros dados úteis para o diagnóstico da obesidade são: a avaliação da marcha, a tolerância ao exercício e a aparência geral do animal.

No entanto, o diagnóstico de obesidade em cães deve incluir uma triagem abrangente para ascite, edema, tireoide, adrenal ou diabetes mellitus. Após descartar qualquer uma dessas condições, uma comparação cuidadosa do peso atual do cão com medidas anteriores ou com o peso registrado quando o animal entrou na idade adulta poderá mostrar ganho de peso anormal.

Assim, os sinais de obesidade em cães são:

  • Incapacidade de visualizar suas costelas ou não senti-las;
  • Falta de gordura no pescoço ou dobras cutâneas nas raças para as quais são característicos;
  • Cintura borrada quando vista de cima.

Continue lendo nosso site!

Post criado 13

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo