O que é biomedicina?

O que é biomedicina?

O que é biomedicina?

A biomedicina é uma ciência que trabalha em conjunto com a biologia e a medicina. Sua atenção está voltada para o estudo das doenças humanas, bem como seus fatores ambientais e eco-epidemiológicos. Seu objetivo é entender as causas das doenças, suas consequências, mecanismos e, finalmente, desenvolver ou melhorar o diagnóstico e o tratamento.

O que é biomedicina?

Assim, o papel do médico biomédico é investigar, identificar, classificar e estudar as causas das doenças para, posteriormente, determinar a melhor forma de lidar com elas.

Biomedicina vs Medicina

Uma das maiores dúvidas de quem está pensando em fazer o vestibular biomédico é a possível ligação dessa carreira com a graduação em medicina.

Embora ambos os profissionais tenham a mesma base de conhecimento nas ciências da vida e da saúde, suas profissões são diferentes. Médicos e biomédicos trabalham lado a lado, mas possuem diferenças significativas.

Por analogia, ambos os especialistas investigam patógenos humanos e desenvolvem medidas adequadas para a prevenção e tratamento dessas doenças. Porém, assim como as diferenças, raramente o médico tem contato direto e constante com os pacientes, e essas ações são comuns ao médico.

O médico biomédico não priorizará o atendimento ao paciente, mas priorizará testes laboratoriais para diagnóstico, estudo de doenças e seus patógenos, realização de exames e laudos para apontar os melhores tratamentos, medicamentos adequados e até a descoberta de novas vacinas.

Áreas de atuação

Muitos médicos biomédicos também trabalham em centros de pesquisa e laboratórios como cientistas. Aqui, menos o papel dos exames clínicos, que seriam em hospitais e clínicas, ele é responsável pelo estudo de moléculas, células, genes e organismos para entender doenças e encontrar curas, além de desenvolver vacinas e medicamentos/substâncias para o tratamento e prevenção de doenças.

Você também poderá atuar na área de ensino, ministrando aulas nas especialidades técnicas e estudantis, principalmente na área da saúde, além de participar de negociações e congressos.

Outra opção, menos comum, mas com mais potencial, é trabalhar no campo da ciência forense, fazendo pesquisas de DNA, visando principalmente identificar suspeitos e ajudar na resolução de crimes.

Para mais detalhes, destacamos uma lista de algumas das melhores carreiras para profissionais biomédicos. Veja quais se encaixam em seus objetivos de carreira.

  • Análise ambiental: trabalha com análises voltadas ao saneamento ambiental, incluindo qualidade da água para consumo e tratamento de efluentes.
  • Análise bromatológica: trabalho no estudo das propriedades dos produtos alimentares, incluindo a composição química e calórica e as formas de produção, aquisição e transporte. Você deve certificar-se de que não há interferência.
  • Análise clínica: um curso de ação mais tradicional e habitual. Um profissional realiza pesquisas clínicas em laboratórios e hospitais.
  • Biologia molecular: trabalha no estudo da estrutura e função das moléculas de DNA e dos genes responsáveis ​​pela hereditariedade. A pesquisa e pesquisa com DNA permite à biomedicina diagnosticar doenças genéticas e infecciosas, além da identificação humana.
  • Biotecnologia manipulativa: manipulação de substâncias e microrganismos. Os principais trabalhos desse profissional são as indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
  • Docência e pesquisa: atua como pesquisadora e professora. Você pode gerenciar projetos e conduzir aulas teóricas e práticas. Participa de grupos científicos para o estudo de doenças, microrganismos patogênicos, desenvolvimento de medicamentos e tratamentos não medicamentosos, além de vacinas e kits para diagnóstico de doenças.

O que faz um médico biomédico?

A biomedicina pesquisa e estuda os microorganismos causadores de doenças, além de encontrar soluções que possam evitar que a doença se espalhe para a população. Abaixo você encontra informações mais detalhadas sobre as atividades realizadas por um profissional no dia a dia.

Desenvolver vacinas

As vacinas são medicamentos, geralmente administrados sob a pele, que protegem as pessoas de muitas doenças que podem ser perigosas ou até fatais. Como atuam diretamente na imunidade do organismo, previnem doenças.

Para chegar a esse resultado, o médico biomédico realiza uma série de estudos do agente causador da doença, realiza testes e experimentos até chegar à conclusão de por que o uso desse medicamento é eficaz.

Interpretar os resultados dos testes clínicos para fazer um diagnóstico

Os resultados dos exames laboratoriais são um parâmetro muito importante no diagnóstico de doenças. No caso de um médico biomédico, ele deve antes de tudo avaliar o resultado da variação biológica para verificar a presença de vírus, bactérias e outros microrganismos presentes no corpo do paciente.

Da mesma forma, sua função é observar desequilíbrios químicos em amostras colhidas de sangue, urina, fezes, saliva, o que pode indicar algum tipo de patologia. Ele também realiza uma biópsia para verificar a presença de tecido canceroso.

Ao mesmo tempo, o papel do médico biomédico na interpretação dos exames reside na extrema responsabilidade de fornecer aos médicos informações relevantes que possam auxiliá-los na correta interpretação dos dados e no correto diagnóstico.

Atuando nos processos de fertilização e reprodução humana

A inseminação artificial ou reprodução assistida é um campo muito amplo da biomedicina, o que significa que muitos profissionais biomédicos têm a oportunidade de se destacar nas melhores empresas. Um especialista neste campo é responsável por participar do processo de facilitação da gravidez em mulheres que apresentam dificuldades com métodos naturais.

Gestão de substâncias e microrganismos para a industrialização de produtos

A biotecnologia industrial é outro ramo da biomedicina. Nela, o médico biomédico está envolvido em processos industriais tradicionais (“bioprocessamento”) e na produção de bioprodutos (como combustíveis, produtos químicos e plásticos) a partir de matérias-primas renováveis.

É responsável pela análise, pesquisa e manipulação de micróbios, microrganismos, enzimas e substâncias para uso comercial. Na maioria dos casos, o objetivo de seu trabalho é desenvolver ferramentas biotecnológicas que permitam à indústria produzir processos industriais mais limpos e ecologicamente corretos a um custo menor. A biotecnologia industrial está na onda da inovação na agricultura e na saúde.

Analisar o metabolismo de animais e plantas

Engana-se quem pensa que o trabalho biomédico se limita à saúde humana. Como pesquisador, você pode trabalhar em áreas que visam entender os processos metabólicos em animais e plantas, como o ciclo de vida de microrganismos como bactérias, fungos e vírus.

Interessado na área? Confira o Curso de Biomedicina!

Continue lendo nosso site!

Post criado 14

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo