Hoje em dia é comum se perder no gerenciamento dos cartões e não saber como lidar com a fatura do cartão de crédito, por exemplo, e isso é bastante prejudicial, já que a dívida pode ficar cada vez maior.
Muitos consumidores contam com os benefícios proporcionados por mais de um cartão de crédito, contudo, os usuários de vários cartões não possuem a disciplina necessária, não é mesmo?
A prova disso é o constante crescimento das inadimplências causadas pelos consumidores que não estão conseguindo pagar aquilo que devem, pois falta gerenciar com eficiências os gastos com cartões.
E o que deve ser feito? Como um consumidor pode ter controle absoluto sobre seus cartões de crédito? Por onde começar? O que você deve fazer pata não se perder com as faturas do cartão de crédito?
Você está com muitas dúvidas não é mesmo? Mas não se preocupe, pois esse artigo reúne algumas dicas que vão te ajudar na educação financeira para lidar melhor com essa ferramenta tão popular.
3 Dicas financeiras de economia para usuários de cartão de crédito:
Dica #1: Não saia do seu orçamento
Sabe o que complica a vida de todo consumidor? O fato dele sempre sair do seu orçamento e isso complica e dificulta de forma direta o gerenciamento das faturas de cartões de crédito.
Toda vez que você gasta mais do que pode, o resultado será sempre prejudicial, aliás, como pagar aquilo que não pode?
A melhor estratégia é ter bastante cuidado.
Dica #2: Se questione!
Você realmente precisa usufruir de tal serviço ou ter determinado produto?
Antes de toda compra tente entender se aquilo é um investimento, se você realmente precisa do que está comprando e se compensa pelo valor que está pagando.
Em alguns cenários você perceberá que nem toda compra é necessária.
Dica 3: Aproveite as vantagens oferecias pelas operadoras de cartão
A vida universitária tem custos e perrengues por falta de dinheiro, devido a isso as instituições financeiras decidiram promover o cartão de crédito universitário para incentivar os estudantes e ofertar a eles um maior poder de compra para conseguirem terminar os estudos e arcar com suas despesas, uma vez que são pessoas preocupadas com o futuro, e podem se tornar possíveis clientes do banco.
Se você for universitário, esta é uma boa saída para gastar menos com tarifas bancárias e juros, haja vista que universitários possuem condições especiais de crédito.
Dedicação e empenho!
Você não vai conseguir mudar tudo de uma hora para outra, mas se você tiver bastante dedicação e empenho você conseguirá controlar a fatura do cartão de crédito.
Gostou de mais um dos nossos artigos? Ficou interessado no assunto e quer saber como fazer para acompanhar as suas faturas? Veja como tirar 2ª via de faturas e boletos nesse blog!