Rebanho de vacas pastando no pasto durante o dia

Curral para gado de leite: o que é e como funciona

Trabalhar com pecuária exige pensar e tomar decisões sobre uma série de fatores para melhorar a produtividade e qualidade do produto final.

Isso envolve a preocupação constante com o bem-estar dos animais e como ele pode afetar o desempenho na produção. Por esse motivo, o curral e todas as instalações necessárias devem cumprir exigências importantes e demandam cuidados para bons resultados nos negócios.

A construção do curral para as vacas leiteiras é uma etapa que não pode, de forma alguma, ser desprezada, pois exige planejamento e cuidados. Ele deve oferecer máxima segurança e evitar estresses, o que facilita o manejo dos animais.

A escolha de um curral adequado ao sistema de criação adotado, entre os tipos diferentes que existem (extensivo, semi-intensivo e intensivo), é fundamental para uma exploração menos invasiva e prejudicial.

Para ajudar a entender melhor como funciona e qual o melhor tipo de estrutura para o gado de leite, elaboramos este texto sobre o tema.

Acompanhe a leitura e entenda o que é e como funciona o curral.

O que é um curral para gado de leite?

O curral é uma instalação projetada para alojar o gado, e se trata de uma estrutura dimensionada e distribuída no espaço para facilitar o trabalho com o rebanho, ele serve para recepção, acomodação, separação e contenção dos animais para a realização de procedimentos como marcação, castração, pesagem, embarque, desembarque entre outros.

O curral pode ser cercado por vários tipos de materiais diferentes – os mais comuns, são aqueles onde são empregadas réguas de madeira presas a esteios de madeira ou de cordoalhas presas a esteios de concreto.

No caso das vacas leiteiras, é também o local onde estes animais aguardam até serem enviadas às salas para extração do leite, ou salas de ordenha.

Como funciona o curral para o gado de leite?

O planejamento de um curral adequado envolve uma série de fatores e, como exige um investimento alto, é imprescindível ter consciência para empregar um manejo racional e evitar prejuízos.

Por esse motivo, na hora de construir um curral é preciso considerar fatores como:

Localização

A escolha do local para instalação do curral é muito importante, geralmente opta-se por construí-lo no centro da propriedade, pois o acesso é facilitado, mas é preciso observar condições como o comportamento dos ventos, o tipo de terreno e de solo e a distância que ele mantém de lagos e rios.

Dimensão

A dimensão do seu curral vai depender da quantidade de animais criados na propriedade, levando em conta que a dimensão estipulada para cada um dos animais deve ser, em média, de 2,5 m². É recomendada a construção de piquetes no entorno do curral para acomodar as vacas enquanto esperam o início e o final do manejo

Terreno

O terreno deve ser, preferencialmente plano, estar limpo e livre de vegetação e detritos, e favorecer o escoamento de água para evitar lama.

É fundamental o investimento em materiais resistentes e duradouros, além de contar com profissionais qualificados e capacitados para tirar o projeto do papel, evitando problemas e garantindo o bom funcionamento da instalação.

Esses fatores são importantes, pois é preciso analisar com cuidado as necessidades da produção, então, na hora da escolha, critérios como as consequências do manejo e a quantidade de animais que são levados para o curral não devem ser deixados de lado.

O que levar em consideração ao instalar um curral

Para a construção de um curral eficiente e que contribua para o bom andamento da produção, é imprescindível levar em consideração que as instalações precisam ser seguras, confortáveis e saudáveis para promover o bem-estar do animal e dos trabalhadores.

Por isso dê prioridade para um curral que seja:

  • Amplo;
  • Arejado e que possibilite iluminação adequada;
  • Fácil para a realização da higienização;
  • Com proteção adequada contra chuvas e sol intenso;
  • Possuir área de descanso ventilada e fresca;
  • Contar com espaço adequado para a locomoção do animal e instalação do cocho;
  • Ter bebedouros com água sempre limpa e fresca;
  • Ter piso e camas confortáveis.

Porque um curral para o gado de leite é importante?

A  construção de um curral pode trazer muitos benefícios tanto para quem trabalha quanto para os animais, pois garantem que as atividades sejam realizadas com maior segurança e tranquilidade.

O curral, se bem construído e utilizado, pode garantir eficiência produtiva, ajudando no aumento da capacidade de produção de leite e reduzindo o estresse pelo qual o animal pode passar, pois proporciona maior qualidade de vida para o rebanho.

É necessário ter sempre em mente que o investimento em um curral deve prezar e proporcionar o máximo conforto para os animais, o que impacta diretamente no desempenho e na performance do animal, contribuindo na melhoria do trabalho e da mão-de-obra, e melhor utilização dos equipamentos disponíveis.

Todas as instalações devem ser pensadas para promover a melhor qualidade possível para as atividades. Pois isso vai influenciar no rendimento e na lucratividade que o proprietário poderá ter. Todos os processos que fazem parte da produção devem estar alinhados para garantir esse desempenho, e a instalação de um curral adequado faz parte disso. 

Post criado 19

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo