cuidados com os dentes

Saúde bucal, porque os cuidados com os dentes é tão importante?

A boca possui funções importantes para o corpo humano, principalmente para o sistema digestório. Diferente do que muitos pensam, ela não é apenas uma cavidade de entrada dos alimentos, é nela que acontecem funções essenciais como: mastigação, insalivação, trituração dos alimentos e processos químicos que dão início ao processo do sistema digestivo.

Por ser o primeiro canal de entrada do sistema digestório, a boca acaba entrando em contato com uma grande variedade de bactérias presentes em alimentos e no ambiente. Devido a esse contato, a possibilidade de doenças bucais e dentárias ocorrerem é grande, por isso, manter a higiene bucal em dia é essencial.

Segundo estudos, a saúde bucal tem grande interferência com a qualidade de vida das pessoas, além de ser importante para a saúde geral. Esses estudos falam de qualidade de vida na saúde bucal em quatro sentidos: dor e desconforto, aspectos funcionais inerentes à capacidade de engolir e mastigar os alimentos sem dificuldade, pronunciar palavras e falar corretamente, aspectos psicológicos referentes a autoestima, e por último, aspectos sociais, referentes a comunicação. 

Saúde bucal na infância

Na infância, a cárie dentária é considerada um agravo bucal comum, pois afeta de 60% a 90% das crianças (dados referentes a crianças em idade escolar, que vivem em países industrializados.).

Especialistas dizem que existem efeitos negativos da cárie na infância que costumam ser corriqueiros, como: perda de hapetidade e consequentemente de peso, dificuldade mastigatória, redução no rendimento escolar, dificuldade para dormir, etc.

Devido a tantos pontos negativos, é importante que os pais estimulem desde cedo a criança a ter cuidados bucais. Passando aos filhos desde como realizar uma escovação até o porque é importante manter como hábito diário.

Felizmente, para os pais ou responsáveis que não sabem como passar esses cuidados para as crianças, hoje já existe curso online grátis que ensina todos os passos necessários a serem seguidos.

Saúde bucal na adolescência

Na adolescência, a preocupação com a estética atinge um nível alto. Portanto, manter o cuidado com os dentes em dia é essencial para evitar que passem por problemas sociais que podem acarretar no seu desenvolvimento.

Nessa fase, é importante que os adolescentes continuem a ser bem orientados quanto a escovação, não apenas por estética, mas também pela saúde como um todo. Evitando assim, problemas como gengivite, cáries, mau-hálito e placas dentárias.

Saúde bucal na fase adulta

Na fase adulta é comum encontrarmos pessoas com doenças bucais e cáries. O que acaba resultando na extração de dentes e utilização de próteses.

É comum que, para quem não mantém os cuidados necessários, problemas na mastigação, deglutição e modificações no paladar ocorram. Portanto, é importante que um adulto mantenha a higienização da cavidade bucal em dia, pois é a partir dessa atitude que terá uma melhor qualidade de vida quando entrar na terceira idade.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Ao realizar cuidados diários referentes a saúde bucal faz que você evite problemas futuros, além de gerar economia e evitar tratamentos doloridos. Existem ações simples que cada um de nós pode tomar para reduzir de forma significativa o risco do desenvolvimento de cárie, placas, gengivite, mau-hálito e outros problemas bucais, como:

  • Escovar os dentes e usar o fio dental diariamente;
  • Ingerir alimentos saudáveis e evitar doces;
  • Usar produtos de higiene bucal, como creme dental.
  • Usar enxagüante bucal, caso seja recomendado pelo seu dentista.

Como você pode perceber a saúde bucal é de extrema importância para a saúde e também para a qualidade de vida. Manter os dentes saudáveis é o primeiro passo para a prevenção de doenças bucais, basta que você siga os passos básicos e simples de higiene.

Post criado 13

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo