Como o aprendizado on-line pode melhorar o desempenho acadêmico

O aprendizado on-line vem mudando a face do sistema educacional há algum tempo. Hoje, é um aspecto integral e uma ferramenta popular no cenário mais amplo do ensino superior.

Além de oferecer uma maneira alternativa de aprender na era digital, os cursos on-line oferecem a adultos e profissionais que trabalham a oportunidade de aprender novas habilidades ou aprimorar as existentes.

A natureza flexível e interativa do aprendizado on-line o torna altamente eficaz no avanço da carreira, aumentando a empregabilidade de muitos estudantes e tornando os docentes mais bem preparados para trabalhar na era digital. Alguns podem argumentar que é melhor do que a aprendizagem em sala de aula.

Inevitavelmente, isso levanta a questão: como o aprendizado on-line pode melhorar o desempenho acadêmico?

7 benefícios do aprendizado on-line

Todos os níveis do sistema educacional podem ser aprimorados por meio de cursos on-line, pois os alunos podem estudar no seu próprio ritmo e trabalhar com materiais do curso adaptados às suas necessidades e habilidades de aprendizado.

A crescente popularidade desse método de estudo resultou em um extraordinário  setor. Estudos mostram que houve um crescimento anual de 5% ou mais no espaço de aprendizado on-line, ano após ano.

1. Envolva os alunos em um nível mais profundo

Nos cursos tradicionais em sala de aula, há um problema contínuo com a retenção de alunos. Às vezes, os alunos não se conectam com os materiais ou instrutores do curso. Você deve ter notado que o atendimento sofre e, em breve, alguns alunos ficam rapidamente para trás de seus colegas. Embora haja muitas razões para a desistência, esse é um problema que continua atormentando os cursos off-line.

Pesquisas indicam que os cursos on-line podem ser melhores para envolver os alunos, aumentando as taxas de retenção em até 60% em alguns casos, enquanto o conteúdo de vídeo é projetado para representar 80% de toda a atividade global da web até 2019. Não é surpresa que o aprendizado on-line esteja ficando mais popular .

Como a educação on-line oferece um maior grau de flexibilidade, pode ser menos estressante gerenciar juntamente com outros compromissos. Além disso, há menos pressão para envolver os alunos, pois você tem a ajuda de dispositivos, aplicativos e ferramentas multimídia para tornar o aprendizado uma perspectiva mais interativa e agradável.

Isso fornece às instituições de ensino novas oportunidades para fornecer conteúdo de maneiras que os alunos de hoje possam se relacionar.

2. Melhorar a alfabetização digital

Os alunos que podem usar ferramentas on-line efetivamente têm muito a ganhar no local de trabalho. Embora certas funções exijam habilidades digitais excepcionais, como profissionais de marketing e profissionais de TI, a maioria das funções em uma empresa exige algum nível de conhecimento digital.

Tomemos o atendimento ao cliente como exemplo, com as mídias sociais mudando a maneira como as pessoas se comunicam cada vez mais. A equipe de atendimento ao cliente precisa saber como oferecer um atendimento excepcional ao cliente, enquanto os de RH e L&D precisam saber como usar plataformas para impulsionar o envolvimento dos funcionários.

O aprendizado on-line ajuda a melhorar a alfabetização digital, pois fornece aos alunos uma visão de como ser on-line eficaz e se comunicar com conteúdo, colegas e professores.

Da mesma forma, o ensino on-line ajudará todos os educadores a se comunicarem de maneira mais eficaz por meio de vários meios digitais, além de tornar os palestrantes usuários competentes e confiantes da tecnologia de vídeo na educação. A interação regular com colegas e alunos por e-mail e quadros de mensagens aprimorará suas habilidades com o computador e o tornará mais hábil em lidar com a tecnologia e os dispositivos da era digital.

Como a alfabetização digital está rapidamente se tornando a ferramenta mais valiosa para a aprendizagem ao longo da vida , o aprimoramento de habilidades é um investimento que vale a pena para estudantes e professores.

3. Ofereça flexibilidade

Longe vão os dias em que era necessário que os estudantes se mudassem para uma cidade desconhecida para estudar um curso preferido.

Não importa onde os alunos moram, ou se eles não conseguem participar de uma aula matinal. O aprendizado on-line permite que os educadores lhes ofereçam a chance de estudar em seus próprios termos.

Em um curso individualizado, não há expectativas quanto à frequência. Se os alunos têm filhos ou um emprego, as aulas matinais podem não ser possíveis. Com o aprendizado on-line, eles podem estudar à noite, nos fins de semana ou, no entanto, optam por ajustá-lo à sua vida existente.

Esse horário flexível também significa que os professores podem ensinar a partir do conforto de suas próprias casas e trabalhar fora dos horários de aula tradicionais, permitindo mais liberdade durante o dia para buscar outros interesses.

4. Não há necessidade de salas de aula reais

Dar aulas on-line significa que os alunos podem aprender em qualquer lugar, desde que a Internet funcione.

A ressalva é que alguns alunos podem se tornar letárgicos ou complacentes em seus estudos. O aprendizado on-line oferece potencial para maior conforto, mas os professores devem incentivar os alunos a estudar em um ambiente propício ao aprendizado e livre de distrações.

Com as áreas de estudo / ensino personalizadas para as necessidades e preferências de um aluno, é provável que haja um aumento de sua motivação para aprender, pois a maioria dos alunos desfruta da atmosfera mais do que uma sala de aula tradicional. Isso também tornará mais agradável para você ao ensinar em um ambiente que melhor lhe convier.

5. Conheça melhor os alunos

Alguns alunos são inerentemente tímidos que a participação nas discussões em sala de aula não é fácil para eles.

Com o aprendizado on-line, esses alunos podem se sentir mais à vontade e abertos à participação em discussões e atividades do curso. Como resultado, os educadores podem interagir com uma gama maior de alunos, obtendo uma infinidade de pontos de vista diferentes sobre os assuntos do curso.

Isso não apenas promove aulas mais profundas e interessantes, mas também ajuda você a se relacionar com os alunos à medida que os conhece melhor e desenvolve uma sensação de como eles estão lidando com os materiais da aula e do curso.

6. Aprimore as perspectivas de carreira para estudantes e professores

As estatísticas do aprendizado on-line demonstram um impacto positivo significativo na empregabilidade daqueles que obtêm qualificações on-line com sucesso.

Estudos da Universidade de Illinois confirmaram que 44% dos estudantes on-line afirmam ter melhorado seu emprego, pois conseguiam empregos em período integral nos 12 meses após a formatura. Além disso, 45% dos entrevistados relataram que receberam um aumento em seu salário.

Os membros do corpo docente, como os alunos, desenvolverão novas habilidades em informática, independentemente do curso, desde o trabalho com documentos baseados na nuvem até a incorporação de materiais de vídeo e áudio nos materiais do curso.

Essas habilidades básicas serão traduzidas para muitas profissões na era digital, tornando os alunos mais confiantes e mais competentes para fazer a transição para diferentes funções. Eles estarão prontos para assumir mais tarefas no aprendizado virtual, ajudando os graduados a se destacarem no mundo do trabalho do futuro.

7. Ofereça várias maneiras de aprender

Programas tradicionais confinados à sala de aula e um horário definido oferecem pouco em termos de flexibilidade. Os alunos são encaixotados e precisam aprender de acordo com os métodos prescritos – ou não. Muitas vezes, muitos ficam para trás.

Nas aulas on-line, os professores têm mais opções de como ensinar e oferecem maneiras inovadoras e interessantes de fornecer o conteúdo e demonstrar pontos. A experiência com vários métodos de instrução on-line oferece a chance de experimentar várias atividades, como:

  • Jogos
  • Projetos de design guiados
  • Palestras pré-gravadas
  • PowerPoints com narração
  • Conferências na Web

Os educadores também podem nutrir uma cultura comunitária em grupos de estudo virtuais. Por meio de aplicativos como o Google Hangouts, os alunos podem se conectar on-line para discutir tarefas, classificar problemas e aprender juntos. Ao compartilhar telas e documentos, eles podem trabalhar como uma equipe remota através de quadros brancos virtuais, Google Docs e programas organizacionais como o Asana.

Os programas tradicionais funcionam com base no fato de que a aprendizagem social é crucial para tirar o máximo proveito da educação, pois acredita-se que as abordagens de aprendizagem social oferecem 75 vezes o ROI do que a aprendizagem eletrônica.

No entanto, a popularidade do eLearning não mostra sinais de diminuir. Os alunos on-line continuam a prosperar. Além disso, o aprendizado on-line está melhorando.

Pesquisas sobre os mais recentes desenvolvimentos de programas de educação on-line mostram que eles estão se tornando mais interativos. Eles oferecem aos alunos mais oportunidade de discutir os materiais do curso com instrutores e colegas por meio de comentários 

/;   ao vivo e vídeo aulas interativas, permitindo conversas mais profundas e vínculos mais fortes com os professores.

Os principais provedores de educação reconhecem que o relacionamento entre os alunos e seus orientadores e professores é um aspecto fundamental do desempenho e do sucesso de um aluno. Programas online de qualidade vão adotar isso.

Post criado 13

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo