dicas para se proteger de incêndios 

4 Dicas para se proteger de incêndios 

Leia nesse artigo 4 ótimas dicas para se proteger de incêndios 

Os incêndios são um dos principais casos de acidentes domésticos. Eles podem destruir a maioria dos ativos materiais e também colocar em risco a própria estrutura física. Proteger sua casa contra incêndios é muito importante, pois a principal dificuldade é que esses acidentes provocam uma reação em cadeia que pode espalhar o fogo por toda a casa, destruindo o que está à sua frente. O dano geralmente é grande e caro para recuperar. Portanto, a prevenção é muito importante. Listamos aqui 4 dicas para você se proteger de incêndios! Leia abaixo:

Instalações elétricas

dicas para se proteger se incêndios 

A sobrecarga de circuitos elétricos é uma das principais causas de incêndios domésticos. O uso de vários aparelhos conectados à mesma tomada consome muita energia ao mesmo tempo a ponto de não suportar a carga, aumentando o risco de curtos-circuitos. Portanto, nunca sobrecarregue as tomadas com vários adaptadores conectados a elas. Verificar regularmente a integridade do sistema elétrico também é importante para proteger sua casa contra incêndios. Os cabos, disjuntores e plugues devem ser verificados para garantir que não superaqueça. Uma boa dica é substituir os adaptadores de energia de três entradas ou peças em T por estabilizadores de energia com fusíveis que queimam no caso de uma oscilação de energia. Evite fazer trabalhos elétricos, por mais fácil que pareça. Confie esse trabalho a um eletricista profissional.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Todos os aparelhos eletrônicos devem ser utilizados com responsabilidade e, se possível, evite ligá-los ao mesmo tempo, pois podem sobrecarregar a rede elétrica da residência. Por exemplo, um ferro pode ser perigoso se deixado conectado após o uso. Lembre-se de desligá-lo quando terminar de usá-lo. O forno de micro-ondas é outro dispositivo que pode acender o fogo. Certifique-se de que os materiais podem ser aquecidos. Guarde os aquecedores de ar em uma área segura e isolada, longe de móveis, como sofás, cortinas e travesseiros. Nunca os deixe perto da cama nem os use para fins inadequados, como secar roupas. Não carregue telefones celulares sobre móveis estofados. Ao sair de casa ou do ambiente em que estiver, não deixe o equipamento ligado. Outra dica para proteger sua casa de incêndios é ficar atento a fortes tempestades. É importante desconectar os aparelhos elétricos das tomadas elétricas para evitar danos ao equipamento em caso de oscilações e oscilações de energia.

Atenção na cozinha para se proteger de incêndios 

A cozinha é o ambiente responsável por mais incêndios nas residências. O que acontece é que a combinação de gás e fogo pode ser muito perigosa se alguns cuidados não forem tomados. Primeiro, tente ficar na cozinha enquanto o forno ou fogão estiver ligado. Não se distraia enquanto cozinha. Uma dica é colocar o celular de forma que ele desperte quando a comida estiver pronta. Por exemplo, o óleo quente pode pegar fogo quando aquecido por muito tempo. Neste caso, não coloque água na panela, pois isso pode causar insolação e explosão. Mantenha os fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças. Se você tem um forno ou fogão a lenha, desligue sempre o fogo antes de ir para a cama ou sair de casa. Para proteger a sua casa do fogo, também é importante que o fogão esteja desligado ao sair de casa.

Vazamento de gás

A maioria dos grandes incêndios resulta de explosões causadas pelo vazamento de gás de cozinha de um cilindro ou tubo. Para evitar isso e proteger sua casa contra incêndios, se você estiver usando cilindros de gás, verifique-os sempre que trocá-los. Verifique a mangueira e outros equipamentos. Mantenha a panela o mais longe possível, de preferência fora da cozinha. O botijão de gás deve ser sempre usado na posição vertical. No caso do gás canalizado, verifique periodicamente a tubulação, mantenha-a sempre fechada para o caso de a casa ficar vazia, e principalmente nunca faça a instalação você mesmo, mas sempre por um profissional. Se sentir cheiro de gás, não acenda a luz, pois pode causar uma explosão. Feche a válvula imediatamente e abra as portas e janelas para liberar o gás.

Post criado 9

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo