De 08 a 12 de outubro de 2017

Universidade Federal de Viçosa, MG


Trabalhos Científicos


Apresentações em forma de pôster e orais divididas em simpósios temáticos

Anais

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Lista dos trabalhos agraciados com menção honrosa no XIIICEB e IIIEcoEvol


Apresentações de pôster

Menção honrosa mais voucher e livro

1 – Gabriel Massami Kayano – Light use patterns distinguish native from invasive grasses in a neotropical open savanna – 1

2 – Cássio Cardoso Pereira – INFLUÊNCIA DA ALTITUDE E DA ÁREA NA RIQUEZA DE LÍQUENS DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA – 2

3 – Delio Endres Júnior – DISTRIBUIÇÃO VERTICAL E HERBIVORIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS DE Cattleya intermedia Graham (ORCHIDACEAE) REINTRODUZIDOS – 3

Apenas menção honrosa

4 – Lucilene de Brito – EFEITOS DA POLUIÇÃO VEICULAR NA GERMINAÇÃO DE GRÃOS DE PÓLEN DE PSIDIUM GUAJAVA (MYRTACEAE) – 4

5 – Mariana Osório Côrtes – Stocking Curimbatás, Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836), Actinopterygii, in the Volta Grande Reservoir, Grande River, Brazil – 9

6 – Mariana Osório Côrtes – Autoecology of the Invasive Piranha, Serrasalmus marginatus (Valenciennes, 1847), Actinopterygii, in the Paranaíba River

7 – André Elias Paiva – PREMISSAS E ASPECTOS ECOLÓGICOS DO PLANEJAMENTO PARA A CONSERVAÇÃO UTILIZADOS NOS PLANOS DE AÇÃO BRASILEIROS – 6

8 – Daiane Maia de Oliveira – DIVERSIDADE DE ESTRUTURAS SECRETORAS E SUAS SECREÇÕES VEGETAIS: INTERFACE PLANTA-ANIMAL – 8

9 – Daniel Meira Arruda – NEW INSIGHTS INTO AMAZONIAN REFUGIA AND PLEISTOCENIC ARC HYPOTHESES – 5

10 – Mateus Yan de Oliveira – PARTIÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DE TRÊS ESPÉCIES SIMPÁTRICAS DE TATU EM UMA PAISAGEM DE CERRADO NO ESTADO DE SÃO PAULO – 10

Apresentações orais

Menção honrosa mais voucher e livro

1 – Carolina de Barros Machado da Silva – BAYESIAN APPROACH REVEALS DISTINCT SIGNATURE BETWEEN VICARIANCE AND DISPERSAL EVENTS IN NEOTROPICAL FRESHWATER FISHES

2 – Naiara Viana Campos – DINÂMICA TEMPORAL E ESPACIAL DA MORFOLOGIA E FOTOSSÍNTESE EM Pleopeltis minima (POLYPODIACEAE) DURANTE A DESSECAÇÃO

3 – Eduardo José Ferreira Senna – PROPOSTA REGULATÓRIA PARA EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO SETOR BRASILEIRO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS

Apenas menção honrosa

4 – Bianca Butter Zorger – RESPOSTAS FUNCIONAIS DE PLANTAS ARBUSTIVO-ARBÓREAS DA CAATINGA A MUDANÇAS NA PRECIPITAÇÃO E PERTURBAÇÃO ANTRÓPICA CRÔNICA

5 – Giovanna Câmara Giudicelli – Petunia axillaris ssp. parodii HIGH DENSITY GENOME ANALYSIS REVEALS POPULATION DIFFERENTIATION CORRELATED WITH DIFFERENT ECOREGIONS

6 – Bárbara Simões Santos Leal – INVESTIGATING THE ROLE OF DRIFT AND SELECTION ON THE DIVERSIFICATION OF Pitcairnia lanuginosa complex (BROMELIACEAE) WITH RAD-SEQ MARKERS

7 -Vinícius de Avelar São Pedro -CLIMATIC SUITABILITY, ISOLATION BY DISTANCE AND RIVER RESISTANCE EXPLAIN GENETIC VARIATION IN BRAZILIAN WHIPTAIL LIZARD

8 – Thiago Gechel Kloss – PROXIMATE MECHANISM OF BEHAVIORAL MANIPULATION OF AN ORB-WEAVER SPIDER HOST BY A PARASITOID WASP

9 – Vanessa Pontara – Environmental drivers of woody diversity in the rupestrian vegetation of South America

10 – Márcio Zikán Cardoso – PERCEPTUAL RANGE IN A TROPICAL BUTTERFLY


Cronograma das Apresentações de Pôster e Orais


Critérios utilizados para escolha dos trabalhos e serem apresentados de forma oral:

1 – Trabalhos que receberam conceitos 4 e 5 dos avaliadores em relação ao mérito científico (os conceitos variaram de 1 até 5).
2 – Trabalhos que foram aceitos sem revisão.
3 – Dois trabalhos a serem apresentados pelo mesmo autor (quase sempre um deles foi passado para pôster).

Atenção! Não serão mais permitidas mudanças de horários nas apresentações orais e de poster!



Normas para Elaboração e Apresentação


Data Limite para envio de Resumos: 30/06/2017

Atenção: gostaríamos de comunicar que devido ao tempo necessário para confirmação das inscrições no nosso sistema, aqueles CONGRESSISTAS que fizerem as suas inscrições até às 23:59h do dia 30 de Junho, terão direito de enviar seus resumos até o dia 07 de Julho.


• No momento da submissão do resumo ao menos um dos autores do trabalho deverá estar com a inscrição paga e confirmada no evento;
• Também no momento de envio do resumo, cada autor deverá indicar a forma preferencial de apresentação do trabalho (oral ou pôster);
• Salientamos que o número de apresentações orais do evento é limitado e por isso apenas os trabalhos mais bem avaliados em relação a seu mérito científico serão selecionados para apresentação oral;
• Os trabalhos não selecionados para apresentação oral serão alocados automaticamente para apresentação na forma de pôster;
• As apresentações orais serão posteriormente separadas em simpósios temáticos;
• Serão premiados os melhores trabalhos apresentados em forma de pôster e oral;
• Cada inscrição dará direito à submissão de até 2 (dois) resumos;
• Serão aceitos resumos em português ou inglês;
• A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) é de responsabilidade do(s) autor(es) e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Avaliadora dos Resumos Científicos;
• Utilizar o papel timbrado específico deste evento;
• Não serão aceitos resumos sem resultados (projetos) ou resumos provenientes de aulas práticas ou trabalhos com coletas de dados de curtíssima duração (um dia ou menos).


Instruções para o Envio de Resumos


O resumo deverá ser enquadrado em uma das áreas temáticas a seguir:

1. Ecologia de populações
2. Ecologia de comunidades
3. Ecologia de ecossistemas
4. Evolução
5. Filogenia
6. Filogeografia
7. Biogeografia
8. Estatística ecológica
9. Macroecologia
10. Ecofisiologia e anatomia
11. Ecologia comportamental
12. Biologia da conservação
13. Interações ecológicas
14. Histórias de vida
15. Ecologia aplicada
16. Educação ambiental
17. Ensino de ecologia e evolução
18. Ecologia humana
19. Ecologia urbana
20. Epigenética

Normas para Formatação dos Resumos


Título
• O título do trabalho deve ser Informativo e breve (máximo 15 palavras) como previsto no modelo em anexo.
• O nome (s) do(s) autor(es) e sua(s) respectiva(s) instituição(ões) devem vir abaixo do título e devem conter uma numeração sequencial (veja modelo em anexo).
• O e-mail do autor correspondente deve vir na sequência das filiações como modelo em anexo.
• Nome científico, quando referido no título, deve ser escrito em itálico e vir acompanhado dos autores e do nível taxonômico ao qual é subordinado, entre parênteses.
• Também deverá ser indicado no resumo a forma preferencial de apresentação: oral ou pôster (vide modelo).

Texto
• Parágrafo único e com até 300 palavras estruturado com introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. O texto do resumo é contínuo e subtítulos, como “introdução”, “metodologia” etc, não devem ser incluídos.
• Não entram nessa contagem de palavras o título, nome, e-mail e instituição de afiliação dos respectivos autores.
• Os trabalhos deverão ser salvos em formato (.doc) ou (.docx).


Normas para Elaboração dos Pôsteres e Apresentações Orais


FORMA DE APRESENTAÇÃO DO PÔSTERES
• Os trabalhos apresentados como pôsteres serão afixados emplacas rígidas de 220 cm de altura e 100 cm de largura – em formato vertical.
• As dimensões recomendadas para seu pôster são de 120 cm de altura e 90 cm de largura.
• Os horários de afixação (das 8:00h às 9:00h) e de retirada dos pôsteres (imediatamente após o término da sessão) deverão ser observados com a máxima atenção!
• A afixação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade do apresentador (autor ou co-autor). A organização do Congresso não se responsabiliza pela guarda de pôsteres não retirados no prazo devido.

FORMA DE APRESENTAÇÃO DO COMUNICAÇÃO ORAL
As apresentações orais deverão ser preparadas em Microsoft PowerPoint ou PDF contendo uma introdução, um objetivo claro, metodologia resumida, os principais resultados, uma breve discussão e uma conclusão. O trabalho deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores listados no resumo.

Sugerimos que em suas apresentações, os autores utilizem pouco texto e deem preferência para diagramas, esquemas, gráficos e figuras. As apresentações orais devem ser gravadas em um pendrive e deverão ser entregues ao coordenador do auditório da apresentação com antecedência mínima de 12 horas do início da sessão.

O tempo estimado para cada apresentação será de dez (10) minutos com mais cinco (5) minutos para perguntas. Para evitar atrasos e manter a escala de horários das apresentações, após 15 minutos de apresentação o microfone será cortado.

Sugere-se, ainda, a utilização de fontes grandes e simples e com tamanho que permitam uma leitura rápida. As informações devem ser organizadas (textos e ilustrações) de forma clara e objetiva.

A indicação do horário e do local das apresentações orais será divulgada em breve aqui nessa seção do site do XIIICEB e IIIEcoEvol.