Por que é importante prezar pela saúde dos funcionários na empresa

Com as mudanças do mercado de trabalho e o desenvolvimento da tecnologia, hoje diversas empresas já trabalham inteiramente com home office. Além disso, benefícios que antigamente não eram valorizados hoje são essenciais para criar um clima agradável no trabalho.

Por isso, muitas empresas perceberam que valorizar a saúde dos funcionários é uma forma de melhorar os resultados da equipe.

Quer saber como? Continue lendo e descubra porque é importante promover a saúde entre seus funcionários!

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Em primeiro lugar, ao contratar um plano de saúde empresarial ou promover a saúde na sua empresa de outras formas, um dos benefícios é o aumento da produtividade da equipe.

Mesmo que seja a médio prazo, quando os colaboradores começarem a tratar doenças e outros problemas que afetam o desempenho no cotidiano, a produtividade deles irá aumentar.

Afinal, muitas vezes um problema simples como dor aguda na coluna poderia ser resolvido com uma consulta ao médico, mas, infelizmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, mesmo gratuito, não é eficiente.

Aumenta a motivação e reduz o estresse da equipe

Com toda a equipe recebendo o benefício de um plano de saúde Bradesco, por exemplo, os colaboradores já se sentem mais motivados por notarem que a empresa cuida deles.

Porém, outras formas de promoção da saúde, como por exemplo, parceria para atendimentos psicológicos ao fim do expediente ou exercícios de relaxamento como meditação/Yoga durante os intervalos podem deixar todos os funcionários mais à vontade no trabalho.

Outro aspecto motivador é que normalmente os planos de saúde empresariais saem bem mais baratos do que os planos individuais ou familiares.

Ao oferecer ao colaborador menos gastos com algo essencial para sua família, a saúde, ele se sente motivado e seguro, ficando mais disposto a gostar do ambiente de trabalho.

Reduz a ocorrência de absenteísmo

Outro benefício a médio prazo é que, com toda equipe prezando pela saúde, o número de faltas e absenteísmo reduzirá.

Não só o absenteísmo é reduzido como o que podemos chamar de “presenteísmo”, quando os funcionários estão na empresa, mas pensando em outros problemas, não tendo foco total no trabalho.

Além disso, muitos planos de saúde permitem incluir familiares como beneficiários, o que pode reduzir as faltas para acompanhamento de parentes às clínicas, uma vez que com o agendamento de uma operadora de saúde, será mais fácil para o colaborador conciliar os horários das consultas com seu horário de trabalho.

Agrega valor à marca

Certamente, tantos os colaboradores dentro da sua empresa quanto os que já passaram por lá comentam com outros profissionais sobre como foi a experiência deles.

Por isso, o cuidado com a saúde do funcionário se torna um diferencial e ajuda a agregar valor à marca, posicionando-a como socialmente responsável.

Atrai e fideliza bons profissionais

Com o tempo, tanto sua equipe quanto profissionais de outras áreas irão comentar sobre os benefícios que sua empresa oferece e como ela preza pela saúde de todos.

Isso é essencial para atrair bons profissionais, já que sua marca oferece um diferencial, e para manter os talentos que já estão lá dentro, pois provavelmente eles não irão trocar os benefícios por outras empresas muito tradicionais.

Redução de custos

Logicamente, se seus funcionários estiverem mais focados em programas de prevenção do que tratamento de doenças, a longo prazo toda a equipe terá menos afastamentos do trabalho, o que reduz seus custos com colaboradores que estão inativos por motivos de saúde.

Além disso, caso sua marca decida contratar um plano de saúde empresarial, o valor gasto no seguro é deduzido do imposto de renda. Ou seja, todo o investimento em um seguro saúde retornará para a empresa e só trará benefícios.

Entendeu mais o porquê é importante prezar pela saúde dos funcionários? Então deixe um comentário!

Post criado 1

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo