O que esperar após a cirurgia de mama

Quanto tempo você permanecer no hospital dependerá do tipo de cirurgia que você faz e de quão bem você se recupera. A maioria das pessoas pode passear e tomar banho no dia seguinte à cirurgia. Se você tiver alguma dúvida sobre sua recuperação, pergunte aos médicos e enfermeiros que cuidam de você. Muitas pessoas são encaminhadas a uma enfermeira para obter informações e apoio.

Tubos e pensos

Você pode ter um ou mais tubos de drenagem para remover o líquido do local cirúrgico. Estes podem permanecer no local por até 10 dias, dependendo do tipo de cirurgia. Um curativo cobre a ferida para mantê-la limpa e geralmente será removida após cerca de uma semana.

Algumas pessoas recebem alta do hospital com drenos ainda instalados, mas isso depende da sua situação e do conselho do seu médico. A equipe de enfermagem irá ensiná-lo a gerenciar os drenos em casa, ou você poderá ser encaminhado a uma enfermeira da comunidade ou ao seu médico de família.

Movimento

Enquanto estiver no hospital, você será aconselhado a mover as pernas quando estiver na cama para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e a se levantar e andar quando puder. Pode ser necessário usar meias elásticas (de compressão) ou usar outros dispositivos para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas (trombose venosa profunda ou TVP). O seu médico também pode prescrever medicamentos que diminuem o risco de coágulos.

Dor

Você receberá alívio da dor através de um gotejamento intravenoso (IV), através de uma injeção ou em comprimidos, e você receberá remédios para dor quando voltar para casa. Qualquer hematoma e inchaço no local da cirurgia geralmente se acalmam em 2 a 3 semanas.

Sensação de perda

A cirurgia das mamas pode alterar a aparência do seu seio, e isso pode afetar como você se sente ( auto-imagem e auto-estima ). Você pode sentir uma sensação de perda se tiver feito uma mastectomia e descobrir que seu senso de identidade ou feminilidade foi afetado. É normal lamentar a perda do seu peito.

Conversar com alguém que fez uma cirurgia de mama pode ser útil. O Câncer Connect pode vincular você a alguém que teve uma experiência semelhante a você. Você também pode se beneficiar conversando com um conselheiro ou psicólogo para obter apoio emocional e estratégias de enfrentamento.

Exercitando seu braço

Após a cirurgia, pergunte à sua equipe de tratamento quando você pode começar a exercitar lentamente o braço e o ombro. Isso irá ajudá-lo a se sentir melhor e voltar ao normal mais rapidamente. Os exercícios de braço e ombro também moverão qualquer fluido coletado próximo à cicatriz cirúrgica (seroma) e ajudarão a prevenir o linfedema. 

O que esperar quando você chegar em casa

Recuperar de uma cirurgia de mama levará tempo. Se você precisar de cuidados de enfermagem em casa, pergunte à equipe do hospital sobre os serviços disponíveis em sua área.


Tempo de recuperaçãoO tempo necessário para se recuperar de uma cirurgia de mama varia. A maioria das pessoas começa a se sentir melhor em cerca de duas semanas.

Obtenha ajudaPeça a amigos ou familiares para ajudá-lo enquanto você se recupera, por exemplo, com tarefas domésticas, refeições ou recados.

Descanse Descansebastante nos primeiros dias após receber alta do hospital. Acalme-se e faça apenas o que é confortável.

Reiniciando as atividadesVerifique com seu cirurgião e / ou enfermeiro sobre quando você pode começar a realizar suas atividades regulares. Por exemplo, alguns cirurgiões dizem para você evitar dirigir até que os pontos sejam removidos ou até que seu braço fique mais ágil.

Procure orientação e acompanhamentoConverse com seu cirurgião e enfermeiro sobre a melhor maneira de cuidar da ferida. Além disso, relate qualquer vermelhidão, dor, febre, inchaço ou descarga de ferida ao seu cirurgião ou enfermeiro.

Banhe-se com cuidadoMantenha a ferida limpa e seque delicadamente após o banho.

Conforto primeiroSe você deseja usar um sutiã, escolha um sutiã macio ou um top. Uma gaze estéril colocada dentro do seu sutiã pode ajudar a esfregar em qualquer área sensível.

Evite cortesConverse com sua equipe de tratamento se desejar depilar as axilas. Eles podem aconselhá-lo a esperar um pouco.

HidratarMassageie suavemente a área com hidratante depois que os pontos forem removidos e a ferida estiver completamente curada.

Não use desodoranteSe a ferida estiver embaixo do braço, evite usar desodorante até que esteja completamente curada.
Post criado 7

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo