Como verificar o óleo do seu carro

O óleo é a força vital do motor do seu veículo. Garantir que sempre haja petróleo suficiente é a maneira mais fácil de garantir que você evite falhas catastróficas no motor e os enormes custos de reparo associados.

Isso é especialmente importante se você estiver dirigindo um veículo mais antigo. Quando o odômetro de um carro ultrapassa a marca de 100.000 milhas, o desgaste do motor pode fazer com que queime pequenas quantidades de óleo sempre que você dirige. Essa perda aumenta, o que pode fazer com que o nível do óleo diminua demais entre as trocas de óleo. Veículos de alta quilometragem também são mais propensos a vazamentos de óleo. Ambas as questões são razões para verificar regularmente o seu óleo, a fim de avaliar com que frequência você precisa completá-lo.

Verifique seu óleo uma vez por semana durante um mês e você saberá com que rapidez ele se esgota – ou se é que se esgota. Depois que você souber disso, poderá verificar com menos frequência – digamos, uma vez por mês. Veja como verificar seu óleo:

Etapa 1: prepare-se para verificar

Certifique-se de que seu veículo esteja estacionado em um nível nivelado com o motor desligado, a transmissão em Park (ou a transmissão manual em marcha baixa) e o freio de mão acionado. Levante o capô. Se você não souber como fazer isso, consulte o manual do proprietário.

A maioria dos veículos possui uma alavanca de liberação do capô sob o painel de instrumentos no lado esquerdo. Há também uma trava de segurança sob a borda frontal do capô que você precisará destravar antes de poder levantá-lo.

Etapa 2: Localize a vareta medidora de nível

A vareta medidora de nível na maioria dos veículos é fácil de localizar, pois possui uma pequena alça colorida – geralmente amarela ou laranja – marcada com um símbolo de lata de óleo.

Etapa 3: Puxe a vareta

Puxe a vareta totalmente para fora do tubo em que está alojada. É como puxar uma espada de uma bainha. Prepare um pano ou uma toalha de papel e limpe qualquer óleo da extremidade da vareta. Na ponta da vareta, você verá duas linhas: a mais baixa indica que o nível do óleo está um quarto baixo. A linha superior indica que o cárter (tanque de óleo do carro) está cheio. Alguns dipsticks também são marcados com palavras como “cheio” e “adicionar”.

Etapa 4: Anote o Nível de Óleo

Insira a vareta no tubo lentamente e empurre-a totalmente para baixo. Agora retire-o e olhe atentamente para a ponta, que deve ter óleo. Se o nível do óleo estiver entre as duas linhas, seu veículo terá óleo suficiente. Se estiver na marca baixa ou abaixo, é hora de adicionar um litro.

Etapa 5: aguardar e verificar novamente

Depois de adicionar um litro de óleo, aguarde alguns minutos para que o óleo escorra para o cárter e, em seguida, verifique novamente para garantir que o nível esteja no mínimo entre as marcas alta e baixa. O nível do óleo não precisa estar na marca alta para que seu motor tenha lubrificação suficiente para funcionar com segurança.

Post criado 13

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo