Como detectar notícias falsas

  1. De onde vêm as notícias? Considere como você encontrou este artigo. Se algo apareceu no seu feed de mídia social ou em um site conhecido por clickbait, pode ser uma notícia falsa. Se for de outro site de notícias, verifique o nome de domínio do site que você está lendo. Freqüentemente, domínios incomuns como “.com.co” são notícias falsas. Você também pode verificar quem escreveu a notícia e suas credenciais. Se a fonte de onde as notícias estão chegando não for clara, isso pode ser uma bandeira vermelha.
  2. O tempo é importante. Observe a data da história. Pode não estar atualizado e não ser tão relevante para os eventos atuais. Às vezes, os veículos de notícias também podem pegar notícias antigas e tirá-las do contexto.
  3. Descobrir o objetivo da notícia. Por que essa história foi escrita? Foi usado para promover um dos patrocinadores do veículo de notícias? Essa era a opinião do escritor? Também poderia ser propaganda tentando empurrar uma certa visão política. Se a notícia parece ter sido escrita com algum tipo de preconceito, pode não ser confiável.
  4. Verifique sites de verificação de fatos. Não apenas você pode dizer se uma história é verdadeira ou não, mas esses sites costumam fazer pesquisas extras para que você possa descobrir toda a história. Você também pode fazer mais trabalhos de detetive fazendo referência cruzada a esses sites e ver se eles estão alinhados.
  5. Verifique com você mesmo. Às vezes, as notícias podem ser muito incomuns ou fora deste mundo, então podem ser sátiras . Se você acha que pode ser muito “lá fora”, pode valer uma verificação dupla. Você também pode verificar se suas próprias crenças não estão nublando seu julgamento. Embora você realmente queira que algo seja verdade, é bom verificar se realmente é.  

Para uma referência rápida, a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) fornece um infográfico para ajudar a identificar notícias falsas.

Quando as notícias são publicadas, elas podem não ser precisas imediatamente. Aqui está uma folha de referência rápida para Consumidores de Notícias de última hora, com algumas coisas a serem lembradas ao ver as últimas notícias.

Post criado 13

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo