Barco solar

Barco solar: Conheça essa tecnologia inovadora!

A energia solar é uma das tecnologias mais transformadoras da atualidade. Não é à toa que ela tem sido explorada em diversas áreas, inclusive no mundo náutico. Como exemplo disso temos o barco solar, uma embarcação altamente tecnológica que é alimentada por painéis solares. 

Já imaginou economizar todo aquele gasto com combustível ao navegar em alto mar? Ou ainda não ter que se preocupar se o combustível irá acabar na metade do caminho? Essa é uma realidade cada vez mais concreta à medida que as embarcações passam a utilizar tecnologias como os painéis solares. 

O que é um barco solar?

Como o próprio nome sugere, o barco solar é um tipo de embarcação movida a energia solar. Trata-se de barcos elétricos solares, que possuem um motor de barco solar específico. Ou seja, ele transforma a luz do sol coletada por meio dos painéis solares em energia para mover o barco. Essa energia é armazenada em baterias que possibilitam navegar utilizando apenas energia elétrica. 

Embora essa seja uma tecnologia bastante utilizada em diversos segmentos, ainda é difícil encontrar barcos que utilizam apenas a luz solar. O mais comum são os barcos híbridos, que utilizam motor a combustão e outro motor elétrico, que não necessita de luz solar para ter suas baterias carregadas. 

Mas é fato que o barco solar poderá ser algo cada vez mais comum, se considerarmos que o fim dos combustíveis fósseis está próximo e que novas tecnologias deverão ser utilizadas para suprir essa nova demanda de embarcações elétricas. 

Barco movido a energia solar: como funciona?

As embarcações movidas a energia solar possuem um funcionamento simples. Elas captam a luz solar por meio de painéis solares e transforma em energia. Essa energia é armazenada em baterias, que por sua vez, alimentam o motor do barco solar. 

Inclusive, a energia armazenada na bateria é capaz de alimentar todos os demais equipamentos da embarcação, o que inclui sistema de navegação, eletrodomésticos, entre outros itens presentes no barco. 

Especializada em embarcações, a Marina Imperial, uma marina localizada em Caraguatatuba, orienta que um barco movido a energia solar tem grandes limitações para transportar passageiros e cargas. 

Isso porque quanto mais peso é colocado na embarcação, mais força é exigido do motor. Dessa forma, é preciso de um gasto de energia maior para que o motor funcione com alta capacidade. Por isso, os barcos que são movidos a energia solar possuem limitações, inclusive em relação ao peso suportado. 

Existe lancha com energia solar?

Lanchas movidas 100% a energia solar ainda são poucas, mas existem muitos modelos de lanchas que são híbridas e utilizam painéis solares para alimentar suas baterias. Esse é o caso da lancha Express Cruiser EC 30 Cabin. Ela é alimentada por painéis solares no teto da cabine, mas também possui um motor a combustão. Nesta lancha é permitido o embarque de apenas 12 pessoas. 

Além da lancha com energia solar, há inúmeros tipos de motores que possuem essa tecnologia, como o motor de popa movido a energia solar. Ele pode ser instalado, inclusive, em uma embarcação que não é elétrica, por exemplo. Nesse caso, a embarcação passa a ser híbrida, tendo maior economia de combustível e eficiência em alto mar. 

Existe barco de pesca com energia solar?

Assim como no caso das lanchas, o mais comum são os barcos híbridos, que utilizam motor a combustão e um motor que utiliza a energia que provém do sol como combustível. No caso desses barcos, eles funcionam como toda embarcação específica para pesca. Ou seja, possui sonar para pesca profissional e os demais itens necessários para o pescador. 

Onde encontrar barco solar para comprar ou alugar?

O barco solar que utiliza apenas a energia do sol para navegar ainda é difícil de encontrar, mas os modelos convencionais são mais comuns e podem ser encontrados em feiras de barcos, lojas especializadas e até em marinas, como é o caso da Marina Imperial. Então, se você procura um lugar para conhecer mais sobre embarcações e até se aventurar em alto mar comprando ou alugando um barco, não pode deixar de conhecer essa marina. Considerada uma das melhores marinas de Caraguatatuba, a Marina Imperial possui todos os serviços essenciais para os amantes do mundo náutico

Post criado 15

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo